18/01/2011

O BNG e o Bloco de Esquerdas pedem a recepção das TV portuguesas na Galiza

Notícia tirada de aqui.





https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhs5A2lc0uX0jLwHJf4M3WYXO66zJslrAEKLbGSCXJGMD_cpN3_IR7Mmo2PhJ3qgGBAsEOBpPDYILV6tt5j3zZNsjSzhYSDJWpk_Ki76CbUB9AOR6lPAI2No9nR3N_TaFFhLpqvAuIrdC4P/s1600/beiras_25julio2010.jpg
Xosé Manuel Beiras, ex-porta-voz nacional do BNG num 25 de Julho.


União desde os dois lados do Miño para que na Galiza possam ver-se as televisões portuguesas. O BNG e o Bloco de Esquerda apresentarão nos Parlamentos galego e português proposições não de lei para que os Governos concreten um intercâmbio dos sinais de rádio e televisão. "Não existe qualquer impedimento técnico", argüiu o deputado do BNG Bieito Lobeira, quem considerou que o intercâmbio depende só da vontade política da Xunta.

Lobeira explicou que já existe um acordo unânime do Parlamento galego para que o Executivo de Feijóo dê esse passo. Segundo o deputado, existem "várias possibilidades técnicas" para poder captar o sinal de rádio e televisão, como a dotação de um múltiplex que permita a recepção através de TDT.

A deputada do Bloco de Esquerda Catarina Martins defendeu que este passo, "extraordinariamente simples desde o ponto de vista tecnológico", é também importante para a economia da nação galega e da região  Norte de Portugal. A proposição chegará a seu Parlamento em fevereiro.


A iniciativa do BNG recolhe também outras medidas "para afianzar" as relações com Portugal como generalizar uma matéria optativa sobre língua e literatura portuguesa; programar intercâmbios escoares ou facilitar material didáctico aos institutos galegos. Lobeira fez questão da necessidade de recuperar uma relação que "se rompeu por motivos históricos". "Abramos-nos ao mundo, mas começando pelo que temos mais perto", indicou.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f6/Francisco_Lou%C3%A7%C3%A3_na_VI_Conven%C3%A7%C3%A3o_Nacional_do_Bloco_de_Esquerda_01_cropped.jpg
Francisco Louçá, um dos militantes mais reconhecidos internacionalmente do Bloco de Esquerdas.

Nenhum comentário: