03/01/2011

Mais pressões para Portugal recorrer ao FMI

Notícia tirada de aqui.
Nota bene do blogger: Thomas Mayer, director do Deutche Bank mostra com as suas opinions até onde chega a sua hipocrisia. O banco que dirige conta com milhons de dívida soberana portuguesa e com ainda mais dívida soberada do Estado espanhol, para além de bonos do Tesouro e importantíssimas inversons em CDS (credit default systems) que som um instrumento financeiro desregulado e amigo do apalancamento que topenha as dívidas soberanas polo que o Deutche Bank ganhará se o Estado espanhol nom é resgatado (inçando-se o interesse que este paga polos bonos) ou ganhará ainda mais se o diferencial com o bono germano se dispara pola quantidade relevante de CDS contra a dívida espanhola que detém este banco. Até aqui chega a pornografia da bancocracia e da aristocracia financeira verdadeira parceira da utopia reaccionária ultraliberal.


Ilustração do blog Schizo America
 
Em entrevista publicada na edição deste domingo do jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, o economista-chefe do Deutsche Bank, Thomas Mayer, disse que não se admiraria se nos próximos tempos Portugal fosse obrigado a solicitar a ajuda do fundo europeu. Devido ao montante da sua dívida, seria bom que o país fizesse isso rapidamente, sugeriu. "Nalgum momento, isso será necessário", acrescentou.

À pergunta se Portugal não tem hipótese de evitar o pedido de ajuda com o actual programa de austeridade, Thomas Mayer responde que "estes países têm um problema de credibilidade". E acrescenta que um programa de redução da despesa leva tempo até se perceber se funciona. Neste quadro, afirma, "os mercados ficam cépticos"

Em contrapartida, Mayer considera que Espanha, Itália e Bélgica estão em melhor posição e não necessitam para já de ajuda externa para reequilibrar o seu défice.

Na sua opinião, a desconfiança em relação à Espanha é exagerada: "A situação deste país do sul da Europa é bem melhor do que as da Grécia, da Irlanda ou de Portugal". Mas se, mesmo assim, Madrid tiver de pedir ajuda ao fundo da UE, os especuladores logo se voltarão contra o próximo país, teme Mayer.

O economista acha provável que o Banco Central Europeu tenha de intervir com a compra de obrigações e assim se torne o "bad bank" europeu, numa alusão a bancos que adquirem títulos problemáticos.

"Esta seria uma enorme carga para o Banco Central Europeu", advertiu. Mayer acredita que a crise do euro vai prosseguir em 2011, pelo menos no primeiro trimestre.

Pressões renovadas
Não é a primeira vez que o porta-voz do maior banco alemão, que tem sede em Frankfurt e presença em 72 países, alude à necessidade de Portugal recorrer ao fundo europeu e ao FMI. Há um mês, em entrevista também ao Frankfurter Allgemeine Zeitung, Mayer já tinha dito que os mercados consideram Portugal como o próximo alvo, depois da Irlanda, afirmando ainda que a situação portuguesa se assemelha à da Grécia.

Segundo o FMI, baseado nos testes de stress dos bancos, a dívida soberana de Portugal está sobretudo nas mãos dos bancos espanhóis, que detêm 6,5 mil milhões de euros em títulos, seguindo-se a Alemanha com 6,3 mil milhões de euros e a França com 4,6 mil milhões de euros.

Nenhum comentário: