17/12/2011

Fome ameaça seis milhões de pessoas em Burquina Faso

Noticia tirado de aqui.



Mais de seis milhões de pessoas estão ameaçadas pela crise alimentar decorrente da forte seca que castiga Burkina Fasso, advertiu nesta sexta-feira (16/12) o ministro de Agricultura e Recursos Hídricos do país, Laurent Sedogo.
 
Dessas pessoas, 1 milhão necessitam ajuda de emergência pelas perdas de cultivos e gado, ocasionadas pela falta de chuvas.
 
Em outubro passado, o governo burquinense identificou 146 comunidades (mais de 40% do total do país) habitadas pelos "grupos mais vulneráveis da população", disse o ministro, ao enfatizar a necessidade de fundos para ajudar essas pessoas.
 
Sedogo avisou que 2012 será um ano "difícil" e, por isso, pediu ao Executivo que promova uma campanha para produzir cultivos de estação seca. "Para sair desta crise, precisamos produzir mais cereais".
 
Da mesma forma que outros países do Sahel, Burkina Fasso sofre uma seca que já causou neste ano a perda de 16% de sua produção agrícola.
 
A organização humanitária Oxfam advertiu há três dias que milhões de pessoas na região do Sahel estão ameaçadas por uma crise alimentar devido à escassez de chuvas e às safras precárias, entre outros motivos
 

Nenhum comentário: