25/07/2010

Umha apostila à conexom Iraque - austeridade fiscal

Paul Krugman, artigo tirado de da revista Sin Permiso na sua edição electrónica. Pode-se consultar a versão em castelhano clicando aqui e o original em inglês aqui.




Chris Hayes escreveu um magnífico artículo traçando paralelos entre o atual entusiasmo com a austeridade fiscal experimentado agora pela elite e a marcha rumo à Guerra do Iraque. Eu estivem dando-lhe voltas ao assunto desde fai muito tempo, e até cheguei a acreditar que escrevera sobre o assunto. O certo, até onde me alcança a memória, é que não o tinha feito.

Permitirá-se-me engadir um chisco de sal à ferida: se o paralelo do Iraque serve de alguma orientação, incluso quando todo tenha rematado definitivamente mal, quando a economia norte-americana se tenha escangalhado pola trampa da deflação, quando o grosso das gentes admitam já que a austeridade foi um erro; quando todo isso tenha acontecido, só os que teimaram no erro seguirão sendo considerados "sérios", enquanto que os que argumentaram sem desfalecer contra um curso de ação desastroso que "todo o mundo aderia" seguirão sendo tratados como casposos e de pouco fiar.

Paul Krugman foi Prêmio Nóbel de Economia em 2008.


Nenhum comentário: