09/06/2014

O triplo buraco do BCE

Yanis Varoufakis. Artigo tirado de Sin Permiso (aqui) e traduzido desde a versão castelhana de Gustavo Buster. Varoufakis é um economista greco-australiano de reputação científica internacional, exercendo de professor de política económica na Universidade de Atenas e coselheiro do programa económico do partido grego Syriza. Também exerce a docência nos EUA, na universidade de Texas. O seu último livro, El minotauro global (Capitán Swing, a partir da 2ª edição inglesa revista) é para muitos críticos a melhor explicação teórico-económica da evolução do capitalismo nas últimas seis décadas.

 

O BCE está colheitando agora a sinistra colheita deflacionária que semeou pela sua longa indecisión apesar da contração do crédito e a redução da oferta monetária. Todo isso provocado, por suposto, por quatro anos de austeridade universal em um momento de frenético  desapalancamiento dos setores bancários em quebra, demasiado comodamente protegidos por uns governos fiscalmente estresados.

O triplo pacote de medidas anunciado ontem pelo Banco Central Europeu (BCE), soava impressionantemente radical. Por desgraça, a história demonstrará que são só uma desculpa para não fazer o que tinha que fazer, isto é,  uma verdadeira flexibilização quantitativa, especialmente do tipo que defendi aqui : compra-a em massa de bónus do BEI (Banco Europeu de Investimentos) junto de um grande programa pão-europeu de recuperação impulsionado por investimentos.

Quanto às medidas anunciadas: a redução da taxa básica de interesse a 0,1% é irrelevante quando está já tão cerca de zero, dada a queda ou o estancamento dos preços. A taxa de depósito negativa inevitavelmente também dececionar pelas convincentes razões expostas por Frances  Coppola. Por último, George Magnus resumiu por que os 400.000 milhões de euros  do TLTRO não são mais que uma pistola de água em relação com a seca de crédito para a PME.

No grego da rua, o triplo pacote do BCE não é mais que um triplo buraco na água. Por desgraça ...
Postar um comentário