23/10/2011

Independentistas enchem ruas de Bilbau

Tirado do Esquerda.net (aqui).


A primeira manifestação após o anúncio do fim da violência da ETA foi realizada sob o lema "O País Basco precisa de soluções". Dezenas de milhares de pessoas responderam ao apelo dos subscritores do Acordo de Gernika e defenderam a resolução política do conflito.
Dezenas de milhares de pessoas sairam à rua para apoiar a solução política do conflito basco.
Dezenas de milhares de pessoas sairam à rua para apoiar a solução política do conflito basco.

As ruas de Bilbau encheram-se de manifestantes este sábado, para apelar aos agentes políticos que avancem com as negociações para a resolução do conflito basco, depois de afastada a sombra das armas da ETA, que comunicou o fim da luta armada na passada quinta-feira.
Foi nesse sentido que intervieram os representantes das forças políticas que no ano passado assinaram o Acordo de Gernika, que resultou do processo de reflexão da esquerda independentista basca nos últimos anos e que culminou com a adesão dos membros da ETA à luta não-violenta pela independência. A pressão internacional pela solução negociada do conflito basco envolveu figuras como Kofi Annan, Tony Blair, Jimmy Carter e Gerry Adams e irá manter-se sobre o próximo governo a sair das urnas no dia 20 de novembro.
Os manifestantes entoaram palavras de ordem a favor da independência e pelo regresso dos presos da ETA que estão dispersos por penitenciárias longe do País Basco.
O porta voz da Izquierda Abertzale, Mariví Ugarteburu, disse aos jornalistas que "para conseguirmos um cenário de democracia real há que reconhecer que o País Basco é uma nação e que todos os que aqui vivemos temos de ver reconhecidos os nossos direitos", pelo que "devem acabar as desculpas para trabalhar numa solução dialogada em que todos saiam vencedores".
Pello Urizar, secretário-geral do Eusko Alkartasuna, disse por seu lado que o fim da ameaça da ETA foi "o primeiro passo de um processo, imprescindível, mas ainda há muito trabalho a fazer" Urizar acrescentou que os manifestantes estão comprometidos com este processo e que "a sociedade basca precisa que vivamos uma realidade normalizada".
http://pt.euronews.net/2011/10/23/esquerda-basca-reclama-mais-autonomia/

Nenhum comentário: