02/09/2010

Municípios cataláns excluídos da Constituição espanhola reúnem-se para pactuarem estratégia comum

Nova tirada desde aqui.



020910_estelada


Uma vintena dos quase 70 municípios que se declararam "moralmente excluídos" da Constituição espanhola reunir-se-ão neste domingo, dia 5 de setembro, no mosteiro de Sant Pere de Rodes, no Alt Empordà, para procurarem iniciar um projeto comum de face à independência.
Do âmbito municipal e de forma unitária, prefeitos e vereadores vão encontrar-se para impulsionarem o processo para que a nação catalã possa exercer o direito à autodeterminação. Por enquanto já confirmaram a assistência ao ato representantes de vinte municípios de toda a Catalunha, entre os quais haverá também da CUP.
Dois meses depois de que Port de la Selva começasse a iniciativa de se declarar moralmente excluído da carta magna espanhola, já são uns setenta municípios os que seguiram os mesmos passos.
O passado 5 de julho, a Câmara de Port de la Selva tomou o acordo de declarar-se, por unanimidade, moralmente excluído da Constituição espanhola depois do corte do Tribunal Constitucional ao Estatuto da Catalunha. Desde então, sessenta e oito municípios aderiram-se a esta iniciativa. Entre estes destacam Vic, Vilafranca del Penedès, Mollerussa, Ripoll e Banyoles.
Alguns dos municípios que já confirmaram a assistência o domingo ao mosteiro de Sant Pere de Rodes são Vic, Sant Pere de Torelló, Calders, Santpedor, el Brull, Tagamanent, Arenys de Munt, Argentona, Sant Antoni de Vilamajor, Sant Pere de Vilamajor, Lladó, la Selva de Mar, Crespià, Manlleu, Lliçà d'Amunt, Llambilles ou Sant Gregori.

Nenhum comentário: