Mostrando postagens com marcador Pleaks. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pleaks. Mostrar todas as postagens

17/12/2011

Gerando confiança

El Gran Wyoming. Artigo tirado de Público (aqui) e traduzido para o galego por nós.

 Seguindo o julgamento por suborno de Francisco Camps, Ricardo Costa e companhia, um acaba caindo no desespero quando, apesar do que se escuta na sala, vê como pessoas significadas do partido que nos vai governar sustentam todas as coartadas e desculpas imagináveis para que a corrupção nunca deixe de ser uma fonte de rendimentos alternativa para os que administram os dinheiros públicos. Mariano Rajoy, que prometeu estar sempre "detrás, diante ou ao lado" de Camps, fez mutis, como tem por costume, prevendo um efeito tóxico.

No entanto, Mercedes de la Merced, na rádio, segue agarrando à doutrina dos Soprano de distinguir se o suposto é "dos nossos" ou não e, apesar de ostentar um cargo delicado na coisa ética como ser conselheira de Bankia, não vê coisa reprovável na conduta dos seus colegas e volta à tese da conspiração política, com o argumento de que ninguém resistiria uma exibição pública das suas conversas telefónicas.

Surpreende que passe por alto a identidade das pessoas que conversam. Não se está a revelar a sexualidad de ninguém, nem descobrindo uma cita que dinamita a fidelidade de um casal. As declarações de amizade, fidelidade e amor eternos fazem-se entre o que reparte e o que recebe dinheiro público: "A nossa massa".

Mau, muito mau vamos se o partido entrante continua amparando estas condutas onde se fomenta o latrocinio pretendendo, ao mesmo tempo, gerar a confiança "dos mercados". A do mercado negro já a têm, fixo.