06/12/2010

Argentina segue Brasil e reconhece Estado palestino oficialmente nas fronteiras de 1967

Artigo tirado de aqui.

061210_palestina-israel Após o Brasil, agora é a Argentina que reconhece a existência do Estado palestino "como estado livre e independente", com as fronteiras anteriores a 1967. A decisão foi comunicada nesta segunda-feira (06/12) pelo ministro das Relações Exteriores, Héctor Timerman, durante uma coletiva de imprensa em Buenos Aires.

De acordo com o chanceler, a Argentina compartilha com os presidentes e governos do Mercosul que "chegou o momento de reconhecer o Estado palestino como um estado livre e independente". Além disso, Timerman disse que a Argentina "apoia sempre as iniciativas de diálogo e paz da comunidade internacional para uma saída pacífica ao conflito no Oriente Médio", conforme noticiou o jornal Clarín
 
Timerman afirmou que a presidente argentina, Cristina Kirchner, enviou hoje uma carta ao presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas.

Brasil
Na sexta-feira (03/12), o Brasil anunciou, por meio de nota do Ministério de Relações Exteriores, o reconhecimento de um Estado palestino nas fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias, de 1967. A nota informa que a decisão foi tomada em resposta a um pedido feito em novembro por Abbas.

"Essa será uma decisão importante e histórica, porque encorajará outros países em seu continente e em outras regiões do mundo a seguir a sua posição de reconhecer o Estado palestino. Essa decisão levará também ao avanço do processo de paz e à promoção da posição palestina, que busca o reconhecimento internacional do Estado da Palestina", escreveu em carta datada de 24 de novembro Mahmoud Abbas.

Nenhum comentário: