20/03/2011

Delito de silencio: ha llegado el momento. Es tiempo de acción

Federico Mator Zaragoza. Tirado de aqui e traduzido por nós para o galego-português.


Delito de silencio

A Editorial Comanegra acaba de editar "Delito de silêncio: chegou o momento. É tempo de ação", uma publicação em que o seu autor, Federico Maior Zaragoza, impele os cidadãos a que não permaneçam mais tempo silenciosos e espetadores, que se impliquem e tomem nas suas mãos as rendas do seu destino. Que digam: BASTA!

INTRODUÇÃO

Saber, prever, prevenir. Atuar sempre de tal modo que configuremos um futuro, que inventemos uma manhã conforme com a igual dignidade de todos os seres humanos. Este compromisso com as gerações vindouras exige fundas transformações, mudanças radicais, mas também conservar os valores essenciais que devem orientar os nossos rumos e ser ponto de referência para responder aos grandes desafios aos que nos enfrentamos.


Assim, a contravento, cavar novos sulcos e plantar sementes, ainda em tempo desapacível e meio inóspito. Durante séculos prevaleceu, em palcos de poder estritamente masculinos, a cultura de imposição, da violência, do domínio. E a gente, vassalos obedentes, calados, medonhos.

Chegou, por fim, o momento dos povos, das mulheres e homens do mundo inteiro que tomam nas suas mãos as rendas do seu destino. Chegou o momento de não admitir o inadmissível. De alçar-se. De elevar a voz e tender a mão.

A tecnologia da informação e a comunicação permite hoje a participação não presencial. E, por tanto, facilita a transição de uma economia de especulação e guerra a uma economia de desenvolvimento global sustentável. De súbditos a cidadãos. Da força à palavra.
Chegou o momento. É tempo de ação. De não ser espetador impassível.

O tempo do silêncio concluiu.

Nenhum comentário: