19/09/2011

OCDE: trabalhadores portugueses trabalham mais do que alemães

Notícia tirada de aqui.

Foto de Paulete Matos.
Segundo o estudo “Employment Outlook 2011”, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), os portugueses trabalharam cerca de 1.714 horas em 2010. Alemães trabalharam 1.419 horas, os noruegueses 1.414 e os holandeses 1.377.



O relatório da OCDE divulgado no final da semana passada, além de comprovar que os portugueses trabalharam, em 2010, bastantes mais horas do que os alemães, entre outros, revela também o desajustamento entre as habilitações e o posto de trabalho para um em cada três portugueses.

O estudo “Employment Outlook 2011” realça ainda uma problemática, a escalada da taxa de desemprego entre os 54 e os 64 anos, que poderá vir a intensificar-se mediante a introdução de medidas como a subida da idade da reforma.

Desde 2007, a taxa de desemprego nesta faixa etária tem vindo a registar um crescimento acentuado, sendo já o quarto pior registo em todo o espaço da OCDE.

  Munidos, muitas vezes, de habilitações académicas inferiores aos mais jovens, estes trabalhadores, ainda que não estejam na idade de pedir reforma, são preteridos pelo mercado de trabalho, sendo atirados para o desemprego de longa duração.

Nenhum comentário: