20/10/2011

Suicídios aumentárom 40% na Grécia na primeira metade de 2001

Tirado de Diário Liberdade (aqui).  A notícia não indica que também desceu alarmantemente a esperança de vida como em todos os estados intervidos pelo FMI.

O número de suicídios disparou, conforme denunciou a revista médica britânica The Lancet.

O estudo médico revela um alarmante aumento de doenças de transmissão sexual, consumo de drogas, prostituição, roubos e suicídios, no quadro da longa crise que o pasís arrasta nos últimos anos.

Alexandre Kentikelenis, do Kings College, é um dos autores do estudo. Afirma que houve um aumento dos suicídios de 25% em 2010 para 40% na primeira metade de 2011. Em simultâneo, o relatório assinala também um aumento de 50% das infeções pelo vírus do HIV, a maioria devido ao consumo de drogas, nomeadamente a heroína, que está aumentando de maneira importante na Grécia da crise.

A deterioração da saúde é uma tendência verificada em diferentes parâmetros, segundo os autores do estudo, que prevê que as mesmas tendências negativas se confirmem ao longo dos próximos meses. No caso dos suicídios e dos roubos, a sua incidência duplicou entre 2007 e 2009, mantendo na atualidade uma curva claramente ascendente.

Nenhum comentário: