02/02/2012

Rood! (Vermelho!), novo movimento na Esquerda belga

Conferência de Rood (Bélgica) - Foto de Renato Soeiro
Tirado do Esquerda.net (aqui). Rood! (Vermelho!) é uma nova organização política belga de esquerda, na região flamenga. Nasceu no sábado em Antuérpia, como relata Renato Soeiro.




Resultando da autonomização da ala esquerda da social-democracia flamenga, na Rood! se juntam atualmente várias centenas de aderentes e uma rede de cerca de 1800 simpatizantes. O movimento foi lançado simbolicamente no último Primeiro de Maio e a ele se associaram sindicalistas e várias organizações políticas, tais como o Links Socialistische Partij - Parti Socialiste de Lutte, a associação "Socialismo21", a rede verde-vermelha "Leef!" bem como o Socialistische Arbeidspartij.

A conferência aprovou os estatutos, elegeu os órgãos e aprovou um documento programático e várias campanhas políticas a desenvolver em 2012 como resposta à nova situação política decorrente da formação do governo e das medidas constantes do seu programa de austeridade, algo que os belgas não conheciam há um ano e meio, já que, desde que se realizaram as eleições, em Junho de 2010, não havia governo efetivo nem programa.

No final da conferência, uma sessão pública contou ainda com a participação do movimento Occupy Antwerp, bem como de organizações e ativistas locais, nomeadamente dos promotores de um referendo local vitorioso que impediu a realização de uma obra de acesso rodoviário que iria descaracterizar uma parte central da cidade de Antuérpia e cujo projeto vai ter de ser alterado em conformidade com a decisão dos cidadãos.

Como participações internacionais, houve intervenções do partido da Esquerda Europeia e ainda do Bloco de Esquerda sobre a situação em Portugal e da Syriza sobre a Grécia.
Postar um comentário